sábado, 15 de junho de 2013

A FÓRMULA DE BHASKARA
       Textos babilônios, escrito há cerca de 4000 anos, já faziam referência à resolução de problemas do 2º grau.
        Um dos problemas mais comuns nesses escritos era o que tratava da determinação de dois números, quando conhecidos a soma e o produto deles. A resolução desses problemas era estritamente geométrica : consideravam o produto dos dois números como a área, e a soma como o semiperímetro de um retângulo. As medidas dos lados do retângulo correspondiam aos números dados, que eram sempre naturais.
         Esse tratamento geométrico dado aos problemas do 2º grau era longo e cansativo, o que levou os gregos - e posteriormente os árabes - a buscarem um procedimento mais metódico para resolver tais problemas.
          No século IX, al-Khowarizmi, matemático árabe, desenvolveu um processo para a resolução de problemas do 2º grau,  que deu início à chamada álgebra geométrica.
          No século XII, baseado nos estudos feitos por al-Khowarizmi, o matemático hindu Bhaskara apresentou um processo puramente algébrico que permitia resolver qualquer do 2º grau. Ele chegou a uma fórmula que é usada até hoje  e que ficou conhecida como fórmula resolutiva de Bhaskara para equações do 2º grau.

                                                                                           Lúcia Rodrigues de Souza Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário