PLANO DE AULA
TEMA: “Equações do 2º Grau”.
TURMA: 9º Ano, 8ª série.
DURAÇÃO: 2 semanas.
OBJETIVO GERAL: pretende-se que os alunos resolvam situações, inclusive geométricas, que possam ser traduzidas por meio de equações do 2º grau, obtendo as raízes por diferentes métodos, e discutam o significado dessas raízes em confronto com a situação proposta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações de 2º grau na forma algébrica; resolução de equações de 2º grau pela fórmula de Bhaskara; utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana; capacidade de interpretar enunciados; transpor idéias relacionadas à álgebra para a geometria; generalização e organização de dados a partir de certa propriedade.
JUSTIFICATIVA: busca-se evidenciar os princípios norteadores do presente currículo, destacando-se a contextualização dos conteúdos, as competências pessoais envolvidas, especialmente as relacionadas à leitura e à escrita matemática, bem como os elementos culturais internos e externos à Matemática.
MATERIAL: internet, filme “Esse tal de Bhaskara”, xerox do texto “A equação do segundo grau” de Elon Lages Lima, giz, lousa, caderno e caderno do aluno (Volume 2, Situação de Aprendizagem 1, Atividades 1 à 5).
METODOLOGIA: em uma roda de conversa apresenta-se o tema a ser trabalhado, investiga-se o que já sabem sobre o assunto, quem já ouviu falar, o que são equações, como as reconheço, como as resolvo (recordando as equações de 1º grau), quando as utilizo,...
Em um segundo momento dividi-se a sala em grupos de 4 alunos cada e na sala de informática eles vão pesquisar sobre o assunto, consultando sites, bibliotecas virtuais, google,... Voltaremos a sala de aula e cada grupo apresentará o que pesquisou e o professor como mediador socializará e intervirá quando necessário.
Em um terceiro momento na sala de vídeo assistirão ao filme “Esse tal de Bhaskara”. Na sala de aula discutiremos o que foi assistido, os problemas resolvidos, ausência de notação algébrica na Mesopotâmia; na Grécia a equação quadrática através de elementos geométricos (perímetro, área); os árabes com o completar de quadrados; na Europa surge a notação algébrica; e finalmente no Brasil surge a fórmula de Bhaskara (ax² + bx + c = 0). Após essa explanação são discutidas na lousa as duas equações apresentadas no filme (x² + 100x – 7500 = 0 e x² + 8x – 9 = 0). Passamos algumas equações para serem resolvidas no caderno; após a correção fazemos a leitura compartilhada do texto “A equação do segundo grau” de Elon Lages Lima para complementar o filme e a explicação.
Em um quarto momento, resolveremos o caderno do aluno: na atividade 1, trabalhamos problemas e outros tipos de equações que podem ser traduzidos por meio de equações do 2º grau e discutindo meios de resolve-las; na atividade 2, trabalhamos a combinação da linguagem geométrica e algébrica; na atividade 3, trabalhamos situações-problemas que envolvem resoluções através de equações do 2º grau; na atividade 4 e 5, trabalhamos a resolução de equações do 2º grau por Bhaskara.
AVALIAÇÃO: será observado: o desempenho do aluno na roda de conversa; sua participação, desenvoltura e exposição do conteúdo pesquisado; sua opinião e comentários do filme e do texto. Correção: dos exercícios propostos pelo professor no caderno; e as atividades do caderno do aluno. Prova Individual: com exercícios de equações do 2º grau resolvidos por Bhaskara e situações-problemas onde os alunos escolhem a forma que quiserem para resolvê-los.
RECUPERAÇÃO: caso os alunos apresentem dúvidas por dificuldades nos processos algébricos, geométricos, produtos notáveis e potências; o professor retomará tal conteúdo utilizando o livro didático para explicação e resolução de atividades lá propostos; e aplicar uma outra prova com exercícios parecidos para observar se houve melhora e entendimento. Caso os alunos apresentem dúvidas por dificuldades na aplicação de Bhaskara, daremos seqüência no caderno do aluno, atividades 6 à 20, pois a fórmula estará mais detalhada e com exercícios contextualizados; e no final aplicamos uma prova com situações-problemas que envolvam Bhaskara.
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